Existem vários tipos de pessoa quando o assunto é Youtube – e não se tratam apenas dos gostos. Em uma ponta, há quem acesse a plataforma para assistir a um vídeoclipe ou ao mais novo vídeo daquele influencer famoso, saindo dela logo depois. Na outra, há quem precise apenas começar um vídeo para, em seguida, encontrar-se ao final de uma maratona de duas horas sem nem lembrar por onde começou. Para quem tem dúvidas sobre em qual perfil se encaixa, a plataforma agora tira a dúvida. Um novo recurso permite saber quanto tempo você gastou no Youtube no último dia, na última semana e no último mês.
O recurso foi anunciado no blog oficial da plataforma. Ele surge como uma forma de conscientizar os usuários sobre quanto tempo eles gastam assistindo aos vídeos – e para servir como um alerta para usos excessivos. A ferramenta não contabiliza o tempo de vídeos assistidos em modo privado ou excluídos do histórico. Ela está disponível apenas no aplicativo móvel do Youtube e funciona apenas para usuários cadastrados. Para acessá-la, basta clicar no ícone de usuário localizado no canto superior direito do aplicativo.
Além da contagem de tempo, outro recurso lançado permite a definição de lembretes de “pausa”. Algo semelhante ao que faz o Netflix. No YouTube, o aplicativo emite um aviso quando o usuário ultrapassa um determinado limite de tempo assistindo a vídeos na plataforma. É possível escolher a quantidade de horas e a frequência com que o aplicativo emitirá o aviso.
“Nosso objetivo é fornecer uma melhor compreensão do tempo gasto no YouTube, para que você possa tomar decisões fundamentadas sobre como deseja que o YouTube se encaixe melhor em sua vida”, afirma o texto postado no blog.
A medida acompanha preocupação crescente de grandes empresas de tecnologia com o tempo gasto pelas pessoas nos smartphones. Recentemente, o Facebook e o Instagram anunciaram que acrescentarão aos seus aplicativos um painel de controle de tempo.
A Apple e o próprio Google, dono da plataforma de vídeos, também pretendem adotar ferramentas desse tipo. Para as empresas, o fato de os usuários compreenderem melhor quanto tempo gastam em seus aplicativos ou plataformas deve colaborar para a criação de hábitos mais saudáveis e menos excessivos.
Fonte: Epoca Negocios
Clique no contato abaixo para falar conosco via WhatsApp. Você será direcionado para o aplicativo que abrirá em uma nova janela.