Nutrição de leads: como fazer um boa estratégia

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Nutrição de leads: como fazer um boa estratégia

Entender o que é nutrição de leads e como utilizar essa técnica é muito importante para alcançar os melhores resultados em cada etapa do funil de vendas. Por isso, preparamos esse texto com dicas para auxiliar nesse processo. Quer transformar os visitantes do seu site em clientes? Então, continue a leitura!

O que é nutrição de leads?

Antes de tudo, vamos conhecer o conceito de nutrição de leads.

É um processo muito utilizado no inbound marketing. Consiste em oferecer conteúdos relevantes e de qualidade para o público, construir um relacionamento e despertar interesse, para que estes se tornem clientes.

São práticas essenciais, tendo em vista que os consumidores querem encontrar marcas que ajudem a resolver os seus problemas. Isto é, que demonstrem preocupação com o público e não apenas com os lucros.

Por que a nutrição de leads é importante?

Com uma nutrição de leads bem elaborada, é possível garantir resultados significativos, tais como:

  • Fortalecimento da marca e autoridade no segmento;
  • Mais credibilidade para sua empresa;
  • Construção de relacionamento direto com os futuros clientes;
  • Facilita o trabalho da equipe de marketing e vendas;
  • Melhor experiência de compra para o consumidor;
  • Traz retorno financeiro para sua empresa;
  • Entre outros.

Esse processo pode ser adotado por empresas de todos os segmentos.

Como criar uma estratégia de nutrição de leads?

Entendeu o que é nutrição de leads e qual a sua importância? Então, veja como fazer uma boa estratégia para garantir o máximo de conversões possíveis.

Crie personas

Para conquistar pessoas interessadas em seus produtos e serviços é preciso conhecê-las. Para isso, uma boa sugestão é desenvolver personas — perfis semi fictícios que representam o consumidor ideal de um negócio.

Dessa forma, será muito mais fácil saber as práticas adequadas para chamar a atenção do público. Afinal, a persona define as preferências, os costumes, os interesses, bem como outras características dos possíveis compradores. Caso exista mais de um perfil de cliente, é possível criar mais de uma persona para seu negócio.

Planejamento

O sucesso da nutrição de leads passa pela definição dos objetivos. Por esse motivo, saiba o que deseja conquistar com a estratégia. Estabeleça metas realistas, de acordo com as informações do negócio e defina prazos.

  • Quantas conversões você quer obter em um mês?
  • E em um ano, quantas considera ser possível alcançar?

Além disso, também é importante estabelecer as características que determinam que a lead está preparada para a conversão. Para isso, defina as dores da persona e como sua empresa pode ajudá-la.

Nutrição de Leads - Clank Digital

Base de leads

Uma maneira bastante utilizada para construir uma base de leads é o preenchimento de formulários online para download de material rico. Contudo, formulários muito longos, ou com requerimento de informações muito específicas, podem afastar a lead. Por isso, considere solicitar apenas dados como nome, sobrenome, idade e área de atuação do visitante.

Também é possível utilizar os dados obtidos na área de registro do seu website e análise de usuários de redes sociais. O importante é saber onde encontrar a sua persona e então investir em métodos para obter suas informações.

Para segmentar as leads obtidas é preciso escolher o critério ideal. Esse processo pode ser feito conforme a posição no funil de vendas, por idade, sexo, profissão ou atuação no mercado. Seguindo a organização da sua estratégia e a oferta de produtos e serviços, bem como a previsão do comportamento do consumidor.

Ofereça conteúdos relevantes

A base de leads está bem construída e segmentada? Então, vamos pensar no conteúdo que será entregue.

Considere 4 pontos na construção desse conteúdo:

  1. Transmissão de confiança: as leads só serão convertidas se confiarem no que o seu negócio oferece;
  2. Relevância: oferecer o conteúdo adequado, no momento exato em que o público precisa dele;
  3. Diferentes canais: saiba onde sua persona está e construa um conteúdo capaz de dialogar com suas dores;
  4. Análise de dados: para entender o que funcionou ou não na sua estratégia.

Ebooks, guias, webinars, vídeos e infográficos são alguns exemplos de conteúdos que podem ser disponibilizados pela sua empresa. É preciso que eles estejam estrategicamente organizados para gerar valor.

Em geral, os conteúdos são compartilhados por e-mail, no entanto, outros canais também podem ser utilizados, como o SMS, por exemplo.

Por fim, meça todos os seus resultados para saber como melhorar.

Agora você já sabe o que é a nutrição de leads e como ela pode ser importante para seu negócio.

Gostou deste conteúdo? Leia também: Redes sociais: quais devo focar para o meu negócio

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