Persona: por que criar para o seu negócio?

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Persona: por que criar para o seu negócio?

Personas são imagens fictícias comportamentais dos clientes dentro de um negócio. Ela é baseada em características reais dos clientes, como suas motivações, histórias pessoais, objetivos, preocupações e desafios. Saber com quem se fala é o primeiro passo para começar qualquer comunicação, afinal, se você não sabe com quem está falando, como irá saber a melhor forma de se comunicar?

Criar personas é fundamental na estratégia de  Inbound Marketing, método que visa atrair clientes usando conteúdos relevantes. Por meio da Persona é possível determinar o tipo de conteúdo que você precisa para atingir seus objetivos, definir as características de seu conteúdo e ajudar a formular suas estratégias de marketing, engajando o público que deve ser focado.


Como criar uma persona:

Depois de entender o que é persona e suas vantagens para um negócio, pense em quem são ou quem você quer ter como clientes, caso esteja iniciando o seu negócio. Lembre-se que você não deve inventar nada, a persona deve ser a personalidade do seu cliente.

As perguntas que devem ser feitas para criar a sua persona são:

• Qual é a faixa etária que se interessa pelo seu produto ou serviço?
• Seu negócio é voltado para pessoas do sexo feminino, masculino ou ambos?
• Onde essas pessoas moram?
• Quais são seus interesses pessoais?
• Quais são seus interesses profissionais?
• Quais são seus hobbies?
• Possuem filhos?
• Quem influencia suas decisões?
• Quais são os hábitos de consumo do seu cliente para esse produto ou serviço?

Exemplo:

Persona 1: Luis é médico, tem 56 anos, tem dois filhos e está em seu segundo casamento. Gosta de ir ao cinema e vai para a serra nos finais de semana. Não frequenta academia e veste roupas clássicas e tradicionais.

Persona 2: Márcio também é médico recém formado, tem 35 anos, sem filhos, gosta de ir a academia e corre à beira da praia pela manhã, só come alimentos saudáveis e consome material esportivo da moda.

A comunicação para ambos deve ser diferente.

Depois de definir as personas, é possível pensar em quais assuntos serão relevantes para se comunicar da maneira mais adequada com seus potenciais clientes. Quais conteúdos vão mostrar que você sabe quais os problemas e dores da sua persona, e como o seu produto ou serviço vai solucioná-los.

Defina sua persona e use a sua criatividade para produzir conteúdos.

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Verbena Gomes
Verbena Gomes
Estudante de Jornalismo no Unifanor Wyden | Analista de Conteúdo para a Web na Clank Digital
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