Redes sociais: quais devo focar para o meu negócio

O TikTok como estratégia de marketing
01/09/2021
5 sites de banco de imagens grátis
5 sites de banco de imagens grátis
24/09/2021
Show all

Redes sociais: quais devo focar para o meu negócio

Redes sociais: quais devo focar para o meu negócio?

Atualmente, existem diversas redes socias que, por mais que venham apresentando uma certa convergência, ainda possuem dinâmicas e intuitos diferentes. Usar essas redes para expandir a sua empresa é uma ótima vantagem, porém, é necessário saber quais são as que mais se adequam e irão trazer mais retorno para o seu negócio.

Então, para saber quais redes sociais focar, confira algumas dicas abaixo!

Conheça o seu público-alvo no meio digital

Primeiro, para conseguir investir nas redes sociais certas, você precisa ter o público-alvo bem definido, pois, a partir disso, fica mais fácil saber para onde direcionar os esforços e recursos de marketing.

Procure saber o que os seus consumidores gostam, o que seguem, quais redes sociais utilizam e preferem, através de uma conversa, enquetes ou um questionário enviado por e-mail. Se não for possível ter essa comunicação direta, opte por pesquisas com uma audiência anônima. Há várias ferramentas que facilitam a criação de questionários como, por exemplo, o Survey Monkey e Google Forms.

“Você precisa descobrir onde está seu público e ficar lá. Não há uma única resposta para os vários setores do mercado, depende muito do tipo de público. Mas, sem dúvida, uma empresa que está na rede que o seu cliente usa sai na frente”, afirma Edney Souza, o Interney, um dos especialistas em redes sociais mais conhecidos no Brasil.

Pesquise sobre cada rede social

Cada plataforma social possui suas características, linguagens, particularidades e até mesmo regras para marcas, além de benefícios e desvantagens dessa presença. Por isso, é necessário conhecer cada uma delas  para saber se é válido ou não investir.

Analise o compartilhamento do seu conteúdo

Se sua empresa já possui um blog ativo, tudo o que você precisa fazer é olhar em que redes sociais seu conteúdo está sendo compartilhado.

No exemplo acima, é fácil perceber que, para essa empresa, o Pinterest não importa tanto, já o Twitter e o Linkedin são as redes sociais com mais compartilhamentos. Portanto, essa empresa deveria focar mais no Linkedin e Twitter e, provavelmente, nem usar Pinterest.

Veja onde o conteúdo dos concorrentes está sendo compartilhado

Você pode acompanhar os seus competidores para saber quais redes sociais eles compartilham os seus conteúdos e divulgam seus serviços, além de ajudar a compreender melhor como essas empresas reagem a crises e oportunidades, quais são seus principais pontos fortes e fracos.

Uma rede social não exclui a outra

Sua empresa pode estar presente em uma rede social ou em todas. Isso vai depender do seu objetivo, do seu público e da sua verba. Então, se a marca decidiu aparecer no Facebook, ela também pode estar no Instagram, no YouTube e assim por diante. Além do mais, essas redes podem e devem funcionar de forma complementar e integrada.

Leia também: O TikTok como estratégia de marketing

Acompanhe-nos nas redes sociais: FacebookInstagram e LinkedIn.

×

Fale pelo Whatsapp

Clique no contato abaixo para falar conosco via WhatsApp. Você será direcionado para o aplicativo que abrirá em uma nova janela.

× Como podemos ajudar?