Sabia que é possível visualizar o conteúdo dos anúncios dos seus concorrentes no Facebook? A Biblioteca de Anúncios, criada em março de 2019, é um recurso que disponibiliza informações sobre todos os anúncios veiculados na rede social. A ferramenta é uma evolução do Ad Archive, que existia nos Estados Unidos, atualmente chamada de Ad Library. O objetivo do Facebook é oferecer uma maior transparência em sua prática publicitária.
Além do conteúdo das postagens, há muitas outras informações disponíveis. É possível saber a data em que o anúncio começou a circular e se está ativo ou não, as mídias utilizadas, quando a página foi criada, se ela já teve outro nome ou se foi mesclada a alguma outra, se aquele anúncio está sendo veiculado pela página oficial do produto ou serviço ou de páginas de terceiros. Outro ponto principal é ver os formatos de anúncios de produtos similares que a página da empresa está oferecendo. Além disso, o usuário também pode conferir de que países são os administradores da página.
A Biblioteca de Anúncios está disponível para todos, tenha conta na rede social ou não. Qualquer pessoa pode visualizar os dados, basta pesquisar por um termo ou nome. Contudo, se as publicações apresentarem conteúdos como bebidas alcoólicas e serviços de jogos de azar, o Facebook não mostrará a pessoas desconectadas ou menores de idade. Essas restrições são definidas com base na idade declarada pelo próprio usuário da rede social. Um anúncio que descumprir as Políticas de Publicidade do Facebook poderá aparecer na Biblioteca, mas exibirá uma mensagem de aviso antes de ser visualizado.
Para ter acesso às informações disponíveis, basta acessar o Facebook, visitar qualquer Página, clicar em “Ver mais” no menu “Transparência da página”, em seguida clicar em “Ir para a Biblioteca de Anúncios” ou em https://www.facebook.com/ads/library
Leia também: 7 aplicativos que irão melhorar os seus Stories
Clique no contato abaixo para falar conosco via WhatsApp. Você será direcionado para o aplicativo que abrirá em uma nova janela.